No capítulo 2, foi mapeada a evolução da liberdade de comportamento, a facilidade ou não de se posicionar na vida e as relações no decorrer dos tempos. Há uma outra forma de olhar o Ser Humano individualmente em seu modo de pensar, sentir e agir.
Embora haja padrões de comportamento em cada geração, não se pode garantir que todas as pessoas agirão da mesma forma que os demais da sua época, mas é possível afirmar que independentemente da idade ou geração, existem alguns comportamentos que são padrões na forma de pensar, sentir e agir.
Esmiuçando um pouco mais sobre esses comportamentos: cada pessoa capta as informações da forma que faz mais sentido para ela, com base em 3 princípios fundamentais que formam a tríade: pensamento, sentimento e ação.
Esses princípios são a base de como o ser humano funciona e não muda com o tempo, não tem relação com raça, idade, gênero ou país em que vive.
Dependendo de como a pessoa percebe o que está acontecendo com ela ou ao seu redor, ela terá uma reação que é fruto de seu processo interno, ou seja, de como ela entende o que se passa e responderá de uma das 3 formas: racional, emocional ou tomará uma atitude imediata em relação ao ocorrido.
Isso se refere às dinâmicas pessoais de como o ser humano interpreta as informações que chegam e como a processa, isto é, como responde a cada situação que vivencia.
