O primeiro passo para desenvolver tanto o pensamento analítico como o flexível é aperfeiçoar o pensamento, ou seja, tornar-se mais consciente de quando se utilizam roteiros automáticos e descartá-los, quando eles não forem mais adequados. Essa autoconsciência é chamada, pelos psicólogos, de estado desperto. Hoje, mais conhecido como atenção plena (mindfulness) nas raízes budistas.
A atenção plena pode ser cultivada com simples exercícios mentais como o escaneamento do corpo (sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e respire fundo concentrando-se em cada parte do seu corpo como um todo), atenção plena aos pensamentos (respire fundo até aquietar a mente e, depois, concentre-se na respiração e em cada pensamento de forma distanciada, sem se envolver e nem julgar), e comer com atenção plena (escolha uma uva passa ou chocolate e procure explorar todas as sensações, desde de sua textura, fragrância, sabor, tudo feito lentamente e com atenção), entre muitas outras práticas.
Desenvolver habilidades de pensamento elástico é indispensável para líderes que buscam inovar e se adaptar a um mundo em constante mudança. Criar um ambiente de trabalho que incentiva a experimentação e o aprendizado contínuo é importante para o crescimento profissional, permitindo que indivíduos explorem novas ideias e enfrentem desafios de forma criativa.