Você conhece aquele pesadelo comum em programas de televisão, onde você está na frente de um pódio, olha para baixo e percebe que não está usando nenhuma roupa? Aquela fração de segundo de horror, quando o público ri de você e você se sente despreparado, desamparado, sozinho e com frio, é insuportável. Estamos aqui para ajudá-lo a evitar esse sentimento na vida real, seja em um palco ou em uma reunião específica com seu chefe. Portanto, respire fundo e prepare-se para melhorar suas habilidades de falar em público para garantir que suas ideias sejam ouvidas.
Sou Evelyn, da Net. E este é o Collision Course Service: Soft Skills. [Música de introdução] Todos nós sobrevivemos a relatórios de livros e projetos de grupo na escola, mas falar em público vai além de apresentações de slides. Dependendo do seu trabalho, você pode precisar vender uma ideia com um argumento de venda ou dar uma palestra para uma multidão. Mas também precisará contribuir em reuniões ou simplesmente conversar com seus colegas de trabalho. E se você está na casa dos vinte, pode até ter que fazer um discurso de casamento em breve. Cada vez que entro no Facebook, sinto-me mais solteiro.
Não importa o quão confiante você pense que está falando em público, sempre existem maneiras de melhorar e conquistar a confiança do seu público. Uma grande parte disso é como você fala. Pense em alguns dos discursos mais memoráveis de todos os tempos. “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr., teria sido muito menos eficaz se ele tivesse lido diretamente do pódio. Se você está fazendo uma apresentação, evite ler os slides ou uma página de anotações diretamente. Isso mantém seu tom informal e evita soar como um robô. Se você usar slides, prefira um design visual. Se o público tiver que ler muitas informações, melhor seria ter enviado um memorando.
Digamos que você esteja tentando convencer alguém de que “Lemonade” foi um dos álbuns visualmente mais atraentes de todos os tempos e impulsionou Beyoncé a novos patamares como artista. [Como se alguém realmente precisasse ser convencido.] Melhor do que dizer é mostrar um clipe da Rainha Bey em toda a sua glória. E como você está confiante no que está dizendo e não está lendo suas anotações, faça bom uso do contato visual com seu público. Assim como em um primeiro encontro, isso mostra que você se importa. E evita que você se fixe naquela planta falsa que fica no fundo de todas as salas de reuniões.
Lembre-se de que, ao falar, o conteúdo é tão importante quanto a forma como você o apresenta. Portanto, almeje o SUCESSO com dois Cs. É uma estrutura de 6 etapas que ajuda você a organizar sua apresentação. Por exemplo, ao convencer alguém a assistir seu programa de TV favorito, você poderia dizer que “Stranger Things” é como “Stand By Me”, mas com alienígenas. Use o Inesperado para fazer algo memorável. Talvez uma piada para tornar um assunto mundano divertido, como aquela apresentação sobre segurança de voo da Southwest Airlines.
Quanto mais ganchos você tiver, mais facilmente sua ideia ficará na mente das pessoas. Você deseja explicar seu ponto principal usando vários recursos, como influência emocional e referências da cultura pop. Para mostrar que você fez sua lição de casa, mantenha sua argumentação confiável com fatos, números e opiniões de especialistas. Seu público pode querer ouvir pessoas com credibilidade externa, como professores de Ivy League ou CEOs.
Para tornar sua mensagem memorável, use histórias. Pense em como você se sente inspirado após assistir a um filme sobre um time desorganizado de azarões. Uma história bem contada também pode mostrar às pessoas como agir, fornecendo um modelo ou exemplo. Por exemplo, ao solicitar financiamento para a bolsa Li’l Sebastian, você poderia contar a história de um estudante de Pawnee que superou todas as adversidades graças às generosas doações da comunidade.

Agora, o sucesso depende muito da compreensão de quem é o seu público
para que você possa ajustar o que está dizendo e atender às necessidades dele. Realizar uma análise do público antes de falar é útil. Compreender quem são as pessoas na sua audiência ajudará a construir confiança e influência emocional. Além disso, é crucial ouvir o que o seu público tem a dizer. A escuta ativa pode torná-lo mais competente em qualquer conversa. Concentre-se na pessoa ou nas pessoas com quem está falando, estejam elas fazendo uma declaração ou uma pergunta. Tente realmente compreendê-las antes de preparar mentalmente sua resposta. Espere que elas terminem o pensamento antes de interromper.
As interrupções podem ser uma forma sutil de desrespeito. E não tenha medo de pequenas pausas ou silêncios – isso pode lhe dar tempo para pensar. Para ter certeza de que entendeu alguém, você pode tentar parafrasear o que foi dito para verificar novamente. Por exemplo, se seu amigo estiver debatendo sobre o melhor programa de Shondaland, você poderia dizer: “Então, você está dizendo que não se cansa das reviravoltas ininterruptas na trama de ‘How to Get Away with Murder’?” Eles então confirmarão ou corrigirão sua interpretação.
Digamos que você fosse um representante da faculdade de direito e estivesse fazendo uma apresentação para um grupo diversificado de estudantes de graduação. Para ser eficaz, não precisa usar todas as 6 partes do SUCCES, mas aplicar 3 ou 4 ainda ajudará suas palavras a ressoarem. Por exemplo, para mostrar espaço no mercado de trabalho, você compartilharia projeções salariais e de crescimento do emprego. Para tornar seus pontos mais compreensíveis, falaria sobre questões que afetam os direitos das mulheres, referindo-se a casos importantes. Você poderia compartilhar a história inspiradora de Sonia Sotomayor, que cresceu em um conjunto habitacional no Bronx e agora é juíza da Suprema Corte.
Ao final, abriria para perguntas, mostrando que, após uma análise de público, está preparado para interagir com a audiência. Você será calmo e conciso, transmitindo segurança. Lembre-se, todas essas dicas são importantes e a melhor maneira de garantir que está preparado para falar em público é praticando. Talvez você não perceba que está andando demais ou divagando sem um propósito claro. Praticar frequentemente, ou com pessoas diferentes, ajudará a garantir que sua mensagem seja clara e eficaz.
Com isso, terminamos de falar sobre a arte de conversar em público. Na próxima vez, falaremos sobre como aplicar seu novo conhecimento de negócios para navegar na busca de emprego. Se você acabou de sair da faculdade e está em busca do emprego dos sonhos ou apenas procurando algo novo, você está com sorte! Crash Course Business é patrocinado pelo Google e feito com a ajuda de todas essas pessoas incríveis. Se quiser continuar imaginando o mundo de maneira complexa conosco, confira alguns de nossos outros canais. Além disso, se quiser ajudar a manter o Crash Course gratuito para todos, para sempre, você pode apoiar a série no Patreon. Obrigado a todos os nossos patrocinadores por tornarem o Crash Course possível com seu apoio contínuo.

