Perceber que as pautas estão mais presentes no inconsciente coletivo não significa uma percepção otimista sobre o que, de fato, se alcançou versus o que é preciso e necdessário.
O avanço é inegável, assim como a necessidade de continuar avançando, ou seja, houve evolução e ainda há muito para alcançar.
Políticas e estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas, aumentam o engajamento e a produtividade das pessoas e ainda trazem impacto positivo nos resultados financeiros.
Todos esses benefícios são confirmados por pesquisas nacionais e internacionais realizadas por reconhecidos grupos como McKinsey, Deloitte e Catalyst.
É preciso evidenciar que os resultados apresentados e medidos nas conceituadas pesquisas só virão quando o sentimento de pertencimento e segurança psicológica forem realmente percebidos pelas pessoas no ambiente de trabalho.
Políticas e estratégias de DEI geram resultados em longo prazo, com consistência e coerência nas atitudes das lideranças.
Agir com coerência na inclusão é transcender a contratação de pessoas diversas, é dar espaço para a contribuição genuína das pessoas diferentes que são contratadas, é fazer parte.
O pertencimento acontece quando as pessoas têm espaço de fala, quando as suas contribuições são valorizadas e suas ideias implementadas.
