Introdução à CNV na liderança

“A comunicação não verbal refere-se a todas as formas de expressão que não envolvem palavras, como: gestos, expressões faciais, postura, contato visual, incluindo o tom, a intensidade e o volume da voz. Em um ambiente corporativo, esses sinais não verbais são tão importantes quanto as palavras faladas, pois transmitem confiança, credibilidade e autoridade. Na liderança, a comunicação não verbal é uma ferramenta poderosa, pois ajuda a reforçar mensagens, construir relacionamentos sólidos e influenciar de maneira eficaz.

Por exemplo, um líder que mantém uma postura aberta e faz contato visual direto durante uma reunião transmite segurança e receptividade. Esses sinais não verbais fortalecem a conexão com a equipe e ajudam a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo. Além disso, a habilidade de interpretar corretamente os sinais não verbais dos outros permite que os líderes identifiquem problemas antes que se tornem grandes desafios, possibilitando uma abordagem mais proativa.

Entender e utilizar a linguagem não verbal de maneira eficaz é essencial para qualquer líder que deseja influenciar positivamente a equipe e tomar decisões com confiança. Quando conscientemente empregados, esses sinais podem complementar e até potencializar o impacto das palavras, tornando a liderança mais eficaz e respeitada.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *