Agora, espere um segundo, você não precisa redesenhar ou reconstruir todo o seu site de comércio eletrônico apenas para aumentar suas taxas de conversão. Vou compartilhar com você um método que usamos muito, que é ótimo, sim, mesmo para pequenas empresas, e é chamado de design thinking. As pessoas pensaram no design thinking de muitas maneiras diferentes, mas, em sua essência, o design thinking é realmente a resolução criativa de problemas que coloca um foco intenso no usuário ou no cliente.
Vou tentar explicar os passos que usamos em nossa consultoria, Relab, e é um processo de seis etapas. O primeiro é sobre compreender. Então, compreender significa que você está tentando entender os objetivos do negócio. Você tem que pensar sobre o comportamento do usuário, os fatos sobre o usuário, seus pontos de dor são muito importantes, assim como suas necessidades.
O próximo passo é definir. E definir é onde você estabelece a premissa, tenta entender qual é o objetivo real ou a visão. E é aqui que eu normalmente encorajo as pessoas a pegar uma folha de papel, você tentaria escrever sua declaração de desafio ou sua declaração de visão, para que todos estejam alinhados.
O próximo passo é idealizar. E muitas vezes as pessoas acham essa a parte divertida porque é onde você pode esboçar, criar ideias, e realmente tentar ser criativo e encontrar uma solução. O quarto passo é sobre decidir. Então, aqui é onde os stakeholders, membros da equipe, ou se você estiver sozinho, você mesmo decidiria sobre a melhor solução que pode ter surgido no passo anterior quando estava idealizando.
E o próximo passo é prototipagem. Aqui é onde você tentaria criar uma fachada da sua ideia, seja através de protótipos de papel, mocks clicáveis, protótipos interativos, mas o ponto é que você seja capaz de visualizar sua ideia em mãos e fazer com que pareça semi-real o suficiente para a sessão de teste do usuário que virá no próximo passo.

E finalmente, validar. Este é o momento da verdade. É onde você mostra aos seus testadores de usuário a ideia ou a hipótese que tinha em mãos. É onde todo o seu trabalho árduo se materializa no final do dia para que você obtenha feedback honesto. E feedback honesto é sempre a melhor maneira de começar quando você está tentando resolver um problema para os usuários a quem você serve.
Agora que entendemos a teoria básica do design thinking, gostaria de levá-los através de um exemplo de estudo de caso de uma pequena empresa que aplicou o design thinking. Então, há uma pequena empresa com a qual trabalhamos que vende camas de cachorro bonitas. Quando eles nos contrataram pela primeira vez, o problema subjacente que estavam tentando resolver era realmente uma melhor experiência de site de comércio eletrônico que levaria a melhores vendas e receitas online.
Então, primeiro tentamos entender os problemas de negócios, bem como as necessidades dos usuários. E isso é feito através de entrevistas com especialistas, entrevistas com stakeholders. E a próxima coisa que fizemos foi tentar definir qual o objetivo de longo prazo do negócio e tentar entender como podemos ajudar os usuários a alcançar seus objetivos.
Depois, começamos a trabalhar juntos em uma sessão de idealização onde nós, como designers, trabalharíamos com o negócio para co-projetar uma solução ou uma ideia que nos permitiria avançar e testá-la e validá-la contra seus usuários reais, que são donos de pets. E, no final do dia, isso avançou para a produção com confiança e foi lançado em seu site.
E, surpreendentemente, isso aumentou as vendas tremendamente. Acho que, neste caso, o design thinking foi muito útil para este negócio porque permite que eles trabalhem sistematicamente através de um problema e trabalhem colaborativamente sem ter que esquecer da coisa mais importante no final do dia, que são seus clientes.
Se houver um takeaway que eu gostaria que você tivesse deste vídeo, é realmente sobre se esforçar por aprendizados e progresso, mas não perfeição. Tudo que você tem a fazer é se adaptar com os clientes, e as necessidades deles estão evoluindo tão rapidamente que você sempre tem que olhar para trás, reiterar, pensar sobre a ideia ou até mesmo pivotar às vezes.
Então, o design thinking é realmente uma ótima ferramenta para ter, permitindo que você faça tudo isso de uma maneira ágil, flexível e rápida.

