Design Thinking para Educadores é um processo criativo de apoio ao desenvolvimento de soluções significativas nos ambientes das salas de aula, da escola, ou da comunidade.
Neste WorkShop apresentamos o conjunto de ferramentas e instruções desenvolvidos pela IDEO, para você e sua equipe explorarem o potencial do Design Thinking na Educação.

A K01 Capital Intelectual já aplicou o WorkShop “Design Thinking para Educadores” para mais de 300 profissionais de Educação, em diferentes escolas de 4 estados do Brasil, que identificaram oportunidades para potencializar suas atividades e a performance de seus alunos em todos os níveis, do Ensino Fundamental ao Superior, com base na Empatia e na Experiência Educativa entre alunos e professores.

Design Thinking para Educadores” trata da metodologia e apresenta o conjunto de ferramentas e instruções para desenvolver soluções de baixo – ou nenhum – custo, mas de alto impacto e eficiência no processo ensino-aprendizagem.

As 5 Etapas do Design Thinking para Educadores:

1. Descoberta:
Todo processo de DT começa com uma observação das pessoas envolvidas no desafio, para que possamos entender quais são suas necessidades, antes de começar a pensar em um projeto.
Descobertas constroem uma base sólida para suas ideias. Criar soluções significativas para estudantes, pais e familiares, professores, colegas e gestores começa com um profundo entendimento de suas necessidades. Descoberta significa estar aberto a novas oportunidades, inspirar-se e criar novas ideias. Com a preparação correta, essa fase pode ser um abrir de olhos e vai proporcionar um bom entendimento do desafio.

2. Interpretação:
Nessa fase você precisa deixar as percepções (insights) surgirem na conversa com o grupo envolvido. Compartilhar anotações e registros de pensamentos, observações e histórias são fundamentais.

A Interpretação transforma suas histórias em insights valiosos. Observações, visitas de campo ou até uma simples conversa podem ser ótimas inspirações – mas encontrar nisso significados e transformá-los em oportunidades de ação para o design não é tarefa simples. Envolve tanto a contação de histórias quanto a seleção e a condensação de pensamentos, até que você tenha encontrado um ponto de vista convincente e uma direção clara para o próximo passo, a ideação.

3. Ideação:
Aqui acontece a geração de ideias. Momento conhecido como “brainstorming”, em que todos os participantes apresentam suas ideias por meio de palavras ou desenhos. Sem preocupação com seleção ainda, com foco em quantidade.

Ideação é a geração de várias ideias. O brainstorming encoraja a pensar de forma expansiva e sem amarras. Muitas vezes, as ideias mais ousadas são as que desencadeiam pensamentos visionários. Com uma preparação cuidadosa e um conjunto de regras claras uma sessão de brainstorming pode render centenas de ideias novas.

4. Experimentação:
Esta é a fase para dar vida às ideias. Criar protótipos para tornar as ideias tangíveis e depois apresenta às outras pessoas pra que possam analisar e dar sugestões, para refinar a ideia.
A experimentação dá vida às suas ideias. Construir protótipos significa tornar as ideias tangíveis, aprender enquanto as constrói e dividi-las com outras pessoas. Mesmo com protótipos iniciais e rústicos você consegue uma resposta direta e aprende como melhorar e refinar uma ideia.

5. Evolução:
Uma vez criado o projeto, é importante planejar os próximos passos para que ele seja realizado e também acompanhado e avaliado. A construção e o aprendizado são permanentes.

A evolução é o desenvolvimento do seu conceito no tempo. Ela envolve planejar os próximos passos, comunicar a ideia às pessoas que podem te ajudar a realizá-la e documentar o processo. A mudança muitas vezes acontece com o tempo, e é importante ter lembretes dos sinais sutis de progresso.

Leve o WorkShop “Design Thinking para Educadores” para a sua unidade educacional, e perceba imediatamente o impacto de sua aplicação.

Para contato ou mais informações, clique aqui.

Indique o WorkShop “Design Thinking para Educadores“. Basta clicar na opção Email, ao final da página, e digitar o endereço da pessoa a quem possa interessar.

Se preferir, compartilhe em suas redes sociais, clicando nos botões correspondentes, também ao final da página.

 

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0