Como usar o Snapchat para recrutamento

Como o recrutamento via mídia social está se tornando mais popular, o Snapchat recentemente atraiu a atenção dos selecionadores. O Snapchat é conhecido como o “playground mídia social” e por boas razões. Você pode compartilhar imagens e vídeos usando adesivos e efeitos divertidos, mas há um problema: o conteúdo desaparece rapidamente. Considerando a estatística muito relatada que leva apenas 6 segundos para avaliar um currículo, a interface efêmera do Snapchat pode ser a próxima ferramenta de recrutamento em grande escala.

Algumas pessoas argumentam que Snapchat é para adolescentes, mas isso já ficou no passado. Mais de 50% dos novos usuários do Snapchat têm mais de 25 anos e a porcentagem de usuários com mais de 35 anos está crescendo. Se a sua empresa está recrutando jovens talentos, o Snapchat merece especial atenção, considerando que 63% dos usuários ativos do Snapchat estão entre 18 e 34 anos, ou seja, a geração milenium. O Snapchat também superou recentemente o Twitter na lista de apps mais instalados pela Android Store dos EUA.

Se você começar a pesquisar o Snapchat, descobrirá que muitas pessoas e empresas usam o aplicativo. Por exemplo, Joakim Roald, da Nordic Choice Hotels, inspirou-se nele para criar um filme noir durante sua licença paternidade. Os jornalistas do New York Times se revezam gerenciando sua conta Snapchat para compartilhar histórias de suas perspectivas individuais. Durante um Snapchatting (navegação pelo aplicativo), você também pode encontrar o editor The New Yorker e visualizar uma das próximas edições da revista. O Snapchat oferece opções ilimitadas para a criação de conteúdo de vídeo curto ou de imagem, então quem disse que você não pode usar o aplicativo para apoiar o seu processo de recrutamento?

Como começar

1. Conheça Snapchat

Execute as ações pela ordem: Faça o download do aplicativo e crie sua conta. Dedique  atenção especial à escolha do nome, é a sua conta de mídia social da empresa. Lembre-se de definir as configurações de privacidade. Se você quiser usar o Snapchat para recrutar, você deve ter um perfil público, mas talvez queira começar privado antes de transmitir para o mundo todo, até que você se familiarize com o aplicativo.

Se você é um novato no Snapchat, deve considerar fazer uma conta pessoal primeiro. Tire algum tempo para brincar no aplicativo e explorar seus recursos. Você vai entender as nuances de como as pessoas realmente usam a plataforma, e selecionar o que for relevante para quando mais tarde criar seu conteúdo.

Snaps X Stories
Um snap é uma mensagem que você pode enviar diretamente para indivíduos ou grupos, que é excluída automaticamente após a visualização. Você pode incluir imagens, vídeos ou uma captura de tela do seu telefone.

Uma Story é um vídeo ou uma imagem que é acessível a todos os seus amigos por 24 horas. As Stories podem ser mais relevantes, conforme o tipo de conteúdo, devido à sua maior duração. Você também pode desenvolver uma Story mais longa se você criar uma série de vídeos de 10 segundos.

2. Partilhe ideias com a sua equipe

Você pode e deve envolver sua equipe em seus esforços Snapchat.

Primeiro, você pode obter idéias interessantes de pessoas que já sejam usuárias do Snapchat.
É uma ótima maneira de mostrar o ambiente de sua equipe, portanto, quanto mais pessoas estiverem envolvidas, melhor.
Se você achar que é difícil envolver seu pessoal, explique como o aplicativo funciona em seu benefício e como pretende utilizá-lo. Para o recrutamento em média ou grande escala, por exemplo, mostrando como é um dia das pessoas na empresa.

3. Criar conteúdo criativo

O Snapchat fornece muito espaço para idéias inovadoras e conteúdo criativo. Combine várias imagens e vídeos, use recursos para realçar seus Snaps. Explore os limites de sua imaginação.

4. Crie seu público-alvo

Se você estiver usando o Facebook há alguns anos, provavelmente já estabeleceu sua rede. No Twitter e no Instagram você pode usar hashtags para socializar. O Snapchat, especialmente para recrutamento, requer uma abordagem diferente:

Fale com profissionais da empresa ou com pessoas influentes. Peça-lhes para serem apresentados em sua conta, para participar de discussões e anunciar eventos futuros. Contando com LeBron James, o McDonald’s ampliou sua presença nas redes sociais.

Acompanhe os eventos atuais e compartilhe reações ao vivo. Sua conta será mencionada e você provavelmente verá seu número de seguidores subir. O Hubspot usa Snapchat de várias maneiras criativas. Por exemplo, quando Rachel Zarrell, editora do BuzzFeed News, visitou o escrit´rio do Sanpchat para discutir o conteúdo viral, ela mostrou algumas imagens de sua conversa e compartilhou pensamentos dos funcionários sobre a empresa em sua conta.

Divulgue que você está ativo no Snapchat e convide as pessoas a segui-lo usando outras plataformas de mídia social. Desta forma, você pode criar uma forte presença na web e aumentar seus esforços de marketing.

O entusiasmo dos primeiros instantâneos logo desaparecerá se você não tiver uma idéia clara do motivo pelo qual está usando o Snapchat. Embora possa parecer complicado, para medir o seu sucesso Snapchat, existem alguns números e indicadores que você deve acompanhar quando decidir sua estratégia. Seu ponto de partida pode ser o total de visualizações únicas. Então, você pode medir quantas pessoas viram a sua história inteira, verificando as visões do último Snap da sua história. Você também receberá uma notificação quando alguém fizer uma captura de tela de seus Snaps, o que geralmente é um bom indicador de que as pessoas gostaram do que viram.

Existem várias estratégias que você pode seguir para melhorar o seu processo de recrutamento. Escolha os que se encaixam na cultura da empresa, com foco no apelo para as pessoas que você deseja recrutar.

Uma imagem que desaparece depois de um tempo provavelmente não é a maneira mais eficaz para anunciar abertura de vagas de trabalho. Mas usar Snapchat Stories para acompanhar seus anúncios pode fazer você se destacar. Você poderia enviar um Snap simples de como é o futuro local de trabalho para candidatos, ou um vídeo rápido do gerente da equipe incentivando o envio de seus currículos. Pense no que você gostaria de dizer aos seus candidatos fora do contexto mais formal de uma descrição de cargo oficial. A Taco Bell informou de forma fácil e rápida seus seguidores sobre novas vagas, via Snapchat.

Apresente sua equipe

Em vez de tentar descrever como sua equipe funciona, por que não mostrá-la? Dê a seus candidatos um Sneak Peak de seus escritórios e apresente as pessoas que lá trabalham. O Snapchat é uma maneira fácil de mostrar sua cultura de empresa e como é trabalhar com sua equipe. Além disso, seus profissionais são os melhores vendedores da imagem da empresa, por isso, envolva-os em seus esforços de recrutamento, como MailChimp fez. Eles, juntamente com Freddie, o mascote da empresa, participaram do Inman Park Parade e compartilharam vídeos inéditos para destacar seu espírito de equipe.

Avaliar candidatos

Uma vez que você entendeu como o aplicativo funciona, você pode promover sus primeiras ações de seu processo de recrutamento para oSnapchat. Pode ser um vídeo do candidato, onde os interessados ​​devem enviar suas histórias instantâneas em vez de um currículo. Por exemplo, se você está contratando vendedores, você pode pedir aos candidatos para tentar vender um de seus produtos usando uma sucessão de 5 ou 6 Snaps. É uma ótima maneira de avaliar suas habilidades e testar sua criatividade através de um desafio divertido.

Atrair o seu público-alvo

Se você está contratando talentos mais jovens, você pode solicitar que contem suas Stories do campus no Snapchat. São histórias instantâneas que são acessíveis a pessoas em certos campus universitários. A General Electric participou de uma transmissão ao vivo com estudantes da Califórnia State University e criou histórias atraentes para se envolver com futuros graduados em ciência da computação.

Organizar eventos

O Snapchat pode ainda ser usado para que as pessoas saibam sobre os eventos de recrutamento que você está organizando ou participando. Ofereça o Sneak Peak ou imagens ‘Backstage’ de sua equipe preparando o evento para chamar a atenção e aumentar o engajamento. Você também pode fortalecer a marca da empresa declarando sua presença em eventos importantes de seu setor.

Interagir com os candidatos

Lembre-se do principal objetivo das mídias sociais: comunicar. Você pode iniciar discussões com potenciais futuros profissionais, compartilhando conselhos de carreira e criando sessões de perguntas e respostas com gerentes de contratação. Você também pode solicitar que os candidatos enviem Snaps respondendo a perguntas como “Por que você gostaria de trabalhar aqui?” Para identificar um ajuste potencial para sua cultura de empresa.

Outra idéia é entrar em contato com os candidatos que estão passando por uma entrevista na sua empresa. Você pode espalhar a boa notícia que ele foi selecionado para a próxima fase do seu processo de contratação ou dar-lhes informações necessárias para ajudá-los a se preparar para sua entrevista. Depois de uma entrevista bem-sucedida, você pode complementar seu processo de embarque enviando seu novo contrato, ou um vídeo de boas-vindas via Snapchat.

Ao contrário de outras mídias sociais e ferramentas publicitárias, o Snapchat trata de compartilhar conteúdo leve, divertido e em estado bruto. Esqueça essa história de editar imagens ou encontrar a melhor luz ou ângulo para gravar seu vídeo: ele só durará alguns segundos. Experimente o Snapchat para mostrar sua empresa da maneira mais pessoal e divertida. É tudo sobre capturar momentos reais, então não pense demais.

O Snapchat é um divertido aplicativo pessoal, mas pode também ser utilizado com excelentes resultados em diferentes ações corporativas. Recrutamento é apenas uma delas. Se você estabelece estratégias para esse tipo de ação, procure verificar como diferentes empresas, de diferentes segmentos empregam esse tipo de prática, e veja como ela também pode fazer parte de seu próximo processo de seleção.

E lembre-se: Divirta-se!

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos, fale com a K01 Capital Intelectual.

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0